Os alicerces da Companhia Valença Industrial começaram a ser fincados em 1844 na cidade baiana de Valença e, naquela época, foi considerada a maior obra de engenharia do Estado Baiano. O local de instalação da unidade fabril foi a Fazenda Candengo, às margens do rio Una. Desde seu início a companhia já empregava as mais modernas técnicas utilizadas na indústria têxtil. Práticas inovadoras também eram utilizadas pela Valença na gestão de seus funcionários. Eles tinham moradia e a educação era proporcionada a todos. Desde o princípio a Valença sempre procurou treinar os trabalhadores, além de incentivar a arte e a dança no local de trabalho. Apesar de ter sido fundada no período escravagista, a Valença nunca utilizou dessa força de trabalho.
A companhia sempre esteve à frente de seu tempo com o comprometimento social. Um bom exemplo é o fornecimento de água tratada e energia elétrica para toda a cidade de Valença, que foi uma das primeiras no Brasil a usufruir desses recursos. A empresa zela por essa posição de vanguarda, reconhecida desde 1860 com a visita de Dom Pedro II às instalações da fábrica, que na ocasião parabenizou a excelente infra-estrutura. Seu desenvolvimento sempre foi estendido à comunidade. Em 1911 a cidade de Valença foi condecorada com o Diploma de Medalha de Ouro na Esposizione Internazionale Delle Industrie e Del Lavoro, como parte das comemorações do cinqüentenário da proclamação do Reino da Itália. Esse prêmio era concedido às cidades que possuíam indústrias com extraordinário desenvolvimento social e humanitário. A Valença foi a grande responsável por essa conquista da cidade.
A história da Valença se confunde com a própria indústria têxtil brasileira. A Companhia Valença Industrial está consolidada como uma das principais produtoras de tecido do país e mesmo assim não para de investir, pois é uma empresa fortemente vinculada a conceitos de modernidade e inovação. Prova disso é que a empresa dispõe de uma das mais modernas fábricas têxteis do país e tudo isso para oferecer produtos de alto valor agregado e garantir a máxima qualidade em cada centímetro de tecido que produz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário