Igreja Nossa Senhora do Amparo - No alto da colina do Amparo, foi construído em 1757 o templo dedicado a Nossa Senhora do Amparo, padroeira dos operários. As imagens de Nossa Senhora do Amparo, da imaculada Conceição, os azulejos portugueses e as telas de autores desconhecidos representam a arte do século XVIII. É daí que se tem a mais bela vista geral de Valença e da Ilha de Tinharé, com destaque para o Morro de São Paulo.
O templo dedicado a Nossa senhora da Amparo da Imaculada conceição, construído em 1757, representa a arte do século XVIII com azulejos XVIII com azulejos portugueses e telas com motivos religiosos criadas por autores desconhecidos. A missa de encerramento da festa de nossa Senhora do Amparo começa às 7 horas e comemora também os 249 anos da igreja.
A cidade de Valença, na costa do Dendê, vivera 10 dias de fé e eucaristia durante a festa de nossa senhora do Amparo. A manifestação cultural, que atrai turistas de todo o lugar, começa na segunda-feira (30) e se estende até o dia 8 de novembro. As comemorações têm início com novenas, realizadas a partir das 19 horas e a eucaristia conta com as presenças de padres vindos de outras cidades da região. Este ano, o sub-tema nas pregações será a igreja aprende com Maria a acolher e viver os dons do Espírito Santo.
Tradicional lavagem do Amparo manifestação do sincretismo religioso com baianas que, vestidas de branco, com flores e água de cheiro, fazem a abertura da Igreja do Amparo para as festividades anuais em louvor a Nossa Senhora do Amparo.
A lavagem do Amparo é o momento em que todas as divindades de origem africana são homenageadas pelo povo, este ano a lavagem terá a presença do pároco Josival Lemos Barbosa, que participa demonstrando o respeito a cultura afro, as portas da igreja serão abertas para recepção do "povo-de-santo", que invocam orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.
No dia 8, o tradicional cortejo de baianas segue em procissão a pé até o alto da Colina do Amparo, com flores ofertadas a santa. No local, é possível apreciar uma linda vista geral e Valença e de Morro de São Paulo. Fiéis vestem branco e andam descalços em busca da proteção das águas perfumadas para limpeza do corpo e da alma.
A população de Valença se reúne no coreto da cidade, em frente à igreja do Amparo, para agradecer à padroeira as graças concedidas e pedir paz, fraternidade, saúde e bonança. A manifestação religiosa atrai olhares de turistas e romeiros que vêm de taperoá, Itaparica e outras regiões, inclusive de outros esteados como do Rio de Janeiro e São Paulo. A festa reúne ícones representativos da cultura local como o candomblé, o catolicismo, a gastronomia, a dança e a música.

Nenhum comentário:
Postar um comentário