A violência virou rotina na vida das pessoas seja nas ruas, nas residências, nos prédios, no trabalho, nas escolas, nas revistas, nos telejornais, nos videogames, nas novelas, nos filmes, nos desenhos animados, nas séries de TV, na vizinhança...
Os casos de violência são parecidos ou os mesmos.
Mas, porque as pessoas tem se tornado tão cruéis ao ponto de cometerem tantos atos de violência?
Tudo começa muito cedo com a formação do caráter de cada pessoa através do ambiente em que se vive.
Os pais tem criado uma geração com falta de limites em que tudo é permitido e estão deixando de ensinar o certo e o errado.
O essencial é ensinar a cada pessoa que seus atos tem consequências sendo bons ou ruins e que o perigo é justamente quando eles prejudicam outras pessoas independe da gravidade.
É claro que um dia todas as pessoas responderam por seus atos, pois a verdade sempre vem a tona.
Em muitos casos, os pais não conseguem enxergar as atitudes erradas em seus filhos e acabam protegendo-os.
Uma vez li uma frase em muro na rua assim: "As pedras que meus pais tiraram do meu caminho, se transformaram em um muro, no qual jamais conseguirei transpor."
Na época eu era muito nova e não entendia o porquê e o verdadeiro significado da frase, mas hoje entendo.
Os pais tem que deixarem seus filhos aprenderem o que são e com os seus próprios erros ou eles jamais cresceram e serão maduros.
E já em outros casos, os pais se perguntam aonde e qual foi o erro na criação de seus filhos quando descobrem suas condutas erradas.
A falta de tempo, a impaciência e o despreparo dos pais vem transformando gerações voltadas para o crime.
Esta situação tem feito surgir a cada dia pessoas violentas que roubam, matam, agridem e machucam por qualquer bobagem já que foram criadas com valores distorcidos e invertidos.
A Justiça também tem uma grande contribuição para tudo isso, já que pouco pune alguns tipos de crimes e se o criminoso possui um certo poder aquisitivo, dificilmente ficará na prisão.
A impressão que se dá é a de que estamos vivendo em um verdadeiro faroeste.
Que bom seria se pudéssemos viver numa bolha nos protegendo da violência das pessoas, mas infelizmente isto ainda não é possível.
Então, o que fazer? Nos acomodar diante de tanta violência?
Não, podemos tomar uma atitude para tentar fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário